I&D tem sido um compromisso sério da Tecnifar ao longo dos últimos 20 anos.
Acreditamos na investigação como forma de contribuir para o avanço das ciências médicas através da pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos.
Centrado nas necessidades do doente, apostamos no desenvolvimento de medicamentos ou formas farmacêuticas para os quais exista uma lacuna terapêutica ou que acrescentem valor a terapias já existentes.
A nossa principal área de investigação tem sido a área da terapia bacteriofágica. Assumimos o compromisso de desenvolver uma terapêutica biológica inovadora e disruptiva para combater as infeções bacterianas graves ou multirresistentes aos antibióticos convencionais.
Lead product, TP-122
Desenvolvemos atualmente o lead product, TP-122 – um novo medicamento biológico destinado ao tratamento das infeções respiratórias graves multirresistentes aos antibióticos convencionais. Concluída a fase pré-clínica, o TP-122 deverá entrar em ensaios clínicos em 2023. Prevemos terminar o desenvolvimento clínico nos próximos 5 anos e vir a colocar o primeiro medicamento biológico no mercado internacional em 2028.
O nosso foco principal tem sido a área do Sistema Nervoso Central, onde fomos pioneiros com moléculas únicas no arsenal medicamentoso português, como o valproato semisódico, a nortriptilina e o cetazolam.
Fruto destes desenvolvimentos e colaborações, temos concretizado a abertura de novas geografias numa lógica de internacionalização dos produtos próprios da Tecnifar.